KYC: como conhecer o seu consumidor?
Darcio Takara
26 de novembro de 2020

Quando tratamos sobre a segurança em plataformas e sistemas de instituições financeiras, falamos sobre Know Your Customer (KYC). Ele auxilia as empresas no processo de onboarding digital, autenticando e protegendo as identidades dos clientes, através do uso de tecnologias avançadas e evitando fraudes.


 

Veja, neste artigo o que é, como funciona e as regras do KYC 


O que é KYC?

Know Your Customer (KYC), ou “conheça o seu cliente” em português, é uma estratégia obrigatória por lei, para as instituições financeiras evitarem riscos e combaterem atividades ilícitas, como corrupção e lavagem de dinheiro. 

 


Como funciona


  • De acordo com as regras do KYC, as instituições precisam conhecer a fundo os seus clientes. Para isso, é preciso governar todos os processos relacionados à eles, desde o cadastro, abertura de contas bancárias, até a análise das transações. 

 


O que ele faz


  • O KYC identifica, por meio de metodologias baseadas em riscos, os clientes de baixo, médio e alto risco, além de garantir a autenticidade do cliente..
  • Ele também monitora pessoas politicamente expostas (PEPS), segundo a resolução 16 do Artigo 1 – Parágrafo 1º do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf): “consideram-se pessoas politicamente expostas os agentes públicos que desempenham ou tenham desempenhado, nos cinco anos anteriores, no Brasil ou em países, territórios e dependências estrangeiras, cargos, empregos ou funções públicas relevantes, assim como seus representantes, familiares e estreitos colaboradores”.
  • Garante a legitimidade das informações, detecta ações suspeitas ou potencialmente arriscadas, interrompendo a prática antes que a fraude ocorra.


Por quem foram estabelecidas as regras do KYC?

 

As regras foram estabelecidas pelo Comitê de Supervisão Bancária de Basileia, organização que congrega autoridades de supervisão bancária, visando fortalecer a solidez dos sistemas financeiros. 

No Brasil o órgão que atua em prol do KYC é a Estratégia Nacional de Combate a Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla), que tem como objetivo propagar, gerenciar e elaborar práticas e estratégias para combater lavagem de dinheiro, corrupção, roubo de identidade e outros crimes dentro do cenário financeiro.

 

 

Benefícios de investir na Jornada KYC

  • Prevenir riscos;
  • Melhorar experiência do cliente;
  • Apoiar no cumprimento das leis de compliance;
  • Gerir riscos de forma eficaz;
  • Diminuir as perdas e otimizar os lucros;

 

 

Como seguir as regras do KYC?


Conhecer o risco de cada acesso do consumidor começa no processo de onboarding, ou seja, na identificação e validação ao acessar uma plataforma digital ou sistema, e se prolonga em cada transação do indivíduo.  Veja alguns pontos que KYC ajuda:

 

  1. Consumidores de riscos: Para atender as normas de compliance, as instituições financeiras devem ser capazes de negar contratos a pessoas com alto risco. O KYC, permite avaliar o perfil do consumidor a partir de vários pontos, facilitando a realização de contratos mais sólidos e íntegros.
  2. Origem e volume do patrimônio do consumidor: O KYC realiza uma análise profunda sobre a renda do consumidor, permitindo que as instituições financeiras evitem a validação de contratos mantidos com recursos de origem ilícita.
  3. Classificação de riscos: Como KYC, a instituição financeira evita problemas e garante um nível baixo de exposição. Além disso, elimina pontos críticos que envolvem novos investimentos.

 

 

Tecnologias que apoiam a implementação da Jornada KYC


  • Automação de processos: O primeiro passo é a identificação dos clientes. A coleta e análise de dados deve ocorrer de forma automatizada, tornando esse processo mais rápido e menos suscetível a erros humanos;
  • Análise de risco: A empresa precisa analisar os riscos ocultos de cada consumidor e assim eliminar operações que possam afetar o negócio; 
  • Atualizações: O KYC depende do nível de atualização dos dados, por isso, a instituição precisa manter todos os dados atualizados, para acompanhar a evolução do negócio.

 


Uma das maiores procuras das instituições financeiras é encontrar tecnologias para melhorar a qualidade das plataformas digitais e a experiência do consumidor. Muitas dessas, relacionadas ao compliance, autenticação e autorização do cliente. 

Para garantir que os processos de KYC sejam eficazes e automatizados, é importante ter parceiros tecnológicos que sejam capazes de atender todas as demandas do seu negócio.

 

 

Faça o onboarding e autenticação de clientes online atendendo aos requisitos do KYC com o Authfy!

 

O Authfy é uma plataforma de identidade, autenticação e autorização confiável, que evita fraudes e proporciona a melhor experiência digital aos clientes. Ela possibilita:

 

  • Estabelecer confiança desde o início, realizando com confiança o onboarding de novos indivíduos, sabendo quem e onde eles estão;
  • Manter a confiança ao longo do caminho: monitorando sinais de fraudes relacionados à identidade e protegendo contas;
  • Reafirmar confiança quando necessário: permitindo o acesso os serviços que você precisa para reafirmar a confiança para transações de alto risco.

 

A plataforma Authfy é capaz de analisar contexto, comportamento, dispositivo e outros atributos importantes nas transações digitais, utilizando recursos de Machine Learning para minimizar os riscos, vulnerabilidades e ações cibercriminosas.

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