Quando tratamos sobre a segurança em plataformas e sistemas de instituições financeiras, falamos sobre Know Your Customer (KYC). Ele auxilia as empresas no processo de onboarding digital, autenticando e protegendo as identidades dos clientes, através do uso de tecnologias avançadas e evitando fraudes.
Veja, neste artigo o que é, como funciona e as regras do KYC
O que é KYC?
Know Your Customer (KYC), ou “conheça o seu cliente” em português, é uma estratégia obrigatória por lei, para as instituições financeiras evitarem riscos e combaterem atividades ilícitas, como corrupção e lavagem de dinheiro.
Como funciona
- De acordo com as regras do KYC, as instituições precisam conhecer a fundo os seus clientes. Para isso, é preciso governar todos os processos relacionados à eles, desde o cadastro, abertura de contas bancárias, até a análise das transações.
O que ele faz
- O KYC identifica, por meio de metodologias baseadas em riscos, os clientes de baixo, médio e alto risco, além de garantir a autenticidade do cliente..
- Ele também monitora pessoas politicamente expostas (PEPS), segundo a resolução 16 do Artigo 1 – Parágrafo 1º do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf): “consideram-se pessoas politicamente expostas os agentes públicos que desempenham ou tenham desempenhado, nos cinco anos anteriores, no Brasil ou em países, territórios e dependências estrangeiras, cargos, empregos ou funções públicas relevantes, assim como seus representantes, familiares e estreitos colaboradores”.
- Garante a legitimidade das informações, detecta ações suspeitas ou potencialmente arriscadas, interrompendo a prática antes que a fraude ocorra.
Por quem foram estabelecidas as regras do KYC?
As regras foram estabelecidas pelo Comitê de Supervisão Bancária de Basileia, organização que congrega autoridades de supervisão bancária, visando fortalecer a solidez dos sistemas financeiros.
No Brasil o órgão que atua em prol do KYC é a Estratégia Nacional de Combate a Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla), que tem como objetivo propagar, gerenciar e elaborar práticas e estratégias para combater lavagem de dinheiro, corrupção, roubo de identidade e outros crimes dentro do cenário financeiro.
Benefícios de investir na Jornada KYC
- Prevenir riscos;
- Melhorar experiência do cliente;
- Apoiar no cumprimento das leis de compliance;
- Gerir riscos de forma eficaz;
- Diminuir as perdas e otimizar os lucros;
Como seguir as regras do KYC?
Conhecer o risco de cada acesso do consumidor começa no processo de onboarding, ou seja, na identificação e validação ao acessar uma plataforma digital ou sistema, e se prolonga em cada transação do indivíduo. Veja alguns pontos que KYC ajuda:
- Consumidores de riscos: Para atender as normas de compliance, as instituições financeiras devem ser capazes de negar contratos a pessoas com alto risco. O KYC, permite avaliar o perfil do consumidor a partir de vários pontos, facilitando a realização de contratos mais sólidos e íntegros.
- Origem e volume do patrimônio do consumidor: O KYC realiza uma análise profunda sobre a renda do consumidor, permitindo que as instituições financeiras evitem a validação de contratos mantidos com recursos de origem ilícita.
- Classificação de riscos: Como KYC, a instituição financeira evita problemas e garante um nível baixo de exposição. Além disso, elimina pontos críticos que envolvem novos investimentos.
Tecnologias que apoiam a implementação da Jornada KYC
- Automação de processos: O primeiro passo é a identificação dos clientes. A coleta e análise de dados deve ocorrer de forma automatizada, tornando esse processo mais rápido e menos suscetível a erros humanos;
- Análise de risco: A empresa precisa analisar os riscos ocultos de cada consumidor e assim eliminar operações que possam afetar o negócio;
- Atualizações: O KYC depende do nível de atualização dos dados, por isso, a instituição precisa manter todos os dados atualizados, para acompanhar a evolução do negócio.
Uma das maiores procuras das instituições financeiras é encontrar tecnologias para melhorar a qualidade das plataformas digitais e a experiência do consumidor. Muitas dessas, relacionadas ao compliance, autenticação e autorização do cliente.
Para garantir que os processos de KYC sejam eficazes e automatizados, é importante ter parceiros tecnológicos que sejam capazes de atender todas as demandas do seu negócio.
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- Manter a confiança ao longo do caminho: monitorando sinais de fraudes relacionados à identidade e protegendo contas;
- Reafirmar confiança quando necessário: permitindo o acesso os serviços que você precisa para reafirmar a confiança para transações de alto risco.
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