O Natal está chegando e, após a pior Black Friday da história (com queda de 23% de volume de vendas, comparado ao mesmo período de 2021), o varejo deve intensificar estratégias de descontos para atrair os clientes.
Por outro lado, cresce também o número de golpes virtuais, criando um alerta especial para o consumidor nessa época do ano.
Uma pesquisa feita pela Serasa no ano passado, mostrou que 6 em cada 10 consumidores já sofreram algum tipo de golpe financeiro: fraudes na compra e venda de produtos, utilização indevida de dados de cartões e uso criminoso do WhatsApp foram as irregularidades mais citadas.
Pensando nisso, elencamos 10 dicas para você não cair em golpes nesta época do ano.
10 Dicas para não cair em golpes nas compras de Natal
1. Cuidado com sites clonados
Antes de comprar, sempre verifique se está realmente comprando através da URL oficial da loja, observando a barra de endereço. Você também pode acessar o site diretamente usando buscadores e pesquisando pelo produto que estava navegando.
2. Reputação do site
Use sites como Reclame Aqui e Consumidor.gov.br para consultar a reputação da empresa, principalmente se for uma loja que você nunca comprou; evite lojas de reputação ruim ou péssima.
3. Tempo de registro
Use o Site Confiável, uma plataforma de verificação de links gratuita que ajuda consumidores a evitar golpes na internet, para verificar os dados do domínio da empresa, a reputação, popularidade, tempo de registro, as possíveis vulnerabilidades de segurança e se o site é clonado. Evite comprar em sites com pouco tempo de criação, dê preferência a endereços tradicionais e antigos.
4. Preços muito atraentes e exageradamente baixos
É comum que sites fraudulentos tentem atrair a atenção dos consumidores oferecendo produtos populares por preços impraticáveis. Exemplo: smartphone que custa normalmente R$ 10.000 aparecer por R$ 3.000, certamente é golpe.
5. Caixas misteriosas ou caixas surpresas
Você já viu algum vídeo, onde uma pessoa diz ter comprado uma caixa por um valor muito baixo, sem saber o que viria dentro, e que por “sorte” recebeu um iPhone e outros itens bem caros? Não acredite nisso!
6. HTTPS ou SSL não é garantia de segurança
Muito se ensina sobre o selo de segurança “https”, que serve para criptografar os seus dados durante uma transação, mas lembre-se que isso não é garantia de segurança. Hoje em dia os sites falsos ou lojas fraudulentas também possuem esses protocolos.
7. Caso opte por comprar em um marketplace como OLX, Aliexpress ou Mercado Livre, jamais negocie diretamente com a pessoa ou empresa
Verifique a reputação do vendedor, o tempo em que ele está na plataforma, a quantidade de vendas que ele já fez e pague utilizando o meio de pagamento disponível pela plataforma, pois elas garantem a intermediação entre as partes.
8. Cuidado com os gatilhos mentais]
Eles são peças-chave em ataques de engenharia social. Se você recebeu uma mensagem que te deixou curioso, com senso de urgência, ou com uma percepção de vantagem exclusiva, pare, pense e pesquise sobre o site antes de realizar alguma transação.
9. Cartão de crédito é o meio de pagamento mais seguro
Boleto bancário e pix são excelentes alternativas para conseguir um bom desconto à vista, mas também são mais arriscados, pois não possuem mecanismos para estorno do pagamento, caso seja identificado um golpe. Cartões são a melhor opção.
10. Evite compras em redes sociais
Mesmo que seja uma recomendação de um influenciador que você segue e acompanha e até mesmo um link postado por um amigo, desconfie. Antes de decidir se vai comprar ou não, valide todos os critérios descritos.
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