Autenticação multifator: o que é e por que a sua empresa precisa?
Guilherme Rabello
15 de setembro de 2021

De acordo com Verizon, 81% das violações ocorrem devido à segurança de senha insatisfatória. Assim como os métodos de roubo de credenciais evoluíram, a definição de senha segura teve que evoluir rapidamente para acompanhar o ritmo dos agentes maliciosos. 


Depois que uma senha é roubada, os hackers podem usar essas credenciais para fazer login em aplicativos e sistemas de negócios, contornar outros controles de acesso e causar sérios estragos. 


Neste contexto, surge a autenticação multifator como uma opção de segurança contra invasores. Essa abordagem reduz o efeito cascata de credenciais comprometidas, já que apenas o nome de usuário e a senha são insuficientes para completar o acesso. 



Veja, neste artigo, o que é autenticação multifator e por que ela é essencial ativá-la para proteger o acesso digital

 

 


O que é a autenticação multifator?


A autenticação multifator (MFA - multi-factor authentication) é um método de verificação de identidade que adiciona uma camada extra de segurança à validação do usuário.


Dessa forma, é possível ter mais provas para atestar se um usuário é realmente quem diz ser, antes de permitir que ele acesse algum aplicativo, dados da empresa ou uma conta online, por exemplo.


É por isso que quase todos os serviços online - bancos, redes sociais, compras - adicionaram uma maneira de suas contas serem mais seguras. 


Quanto mais puderem oferecer segurança nas transações online, melhor. E isso vale para qualquer empresa. 


Métodos de autenticação multifator


Existem três tipos:


1. Algo que você conhece:


Informação que apenas o titular do cadastro/serviço sabe. Exemplo: uma senha, um PIN memorizado, perguntas de segurança (com respostas que somente o usuário sabe).


Para que um fator de conhecimento seja usado para autenticação multifator, é preciso que o usuário final insira as informações de forma correta e que elas correspondam ao que foi armazenado no aplicativo online. 


2. Algo que você posui:


Informação que utiliza algum recurso que o usuário tem. Exemplo: chave OTP (one time password), que é aquela senha temporária gerada por aplicativo de autenticação que instalado no smartphone.


Antes de haver essa solução, os muitos usuários utilizam chaves USB, tokens e smartcards para gerar senhas únicas e acessar os aplicativos online. 


3. Algo que você é:



Elementos únicos, que fazem parte de você (fatores biométricos). Exemplo: varreduras de retina, impressões digitais, reconhecimento de voz e facial e até mesmo comportamentos (como a forma com que a pessoa desliza uma tela ou a velocidade com que digita).



 


Tipos de tecnologia de autenticação multifator


Há diferentes tipos de sistemas de autenticação multifator.


Veja:


  • Soft tokens: Autenticadores baseados em aplicativos, que geram um PIN do login único. Normalmente são implementados por meio de apps de tablets, smartphones e celulares; 


  • Mensagem de texto (SMS): Códigos de acesso são entregues no dispositivo móvel do utilizador através de uma mensagem de texto SMS ou uma mensagem de voz.


  • Notificação Push: Fornece um código de autenticação ou um código de acesso único no ecrã de bloqueio do dispositivo móvel.


  • Autenticação móvel: Processo de verificação de um utilizador através do seu dispositivo Android ou iOS ou a verificação do próprio dispositivo. Esta tecnologia permite que os usuários façam login em locais seguros e acessem recursos de qualquer lugar com segurança aprimorada.


  • Aplicativos do autenticador: funciona como um SMS, só que os códigos são gerados no próprio dispositivo do usuário. Essa autenticação depende de algoritmos com criptografia para senhas de único uso baseadas em tempo (TOTP);


  • Tokens de hardware: pede que os usuários forneçam um código de login, que é gerado em um dispositivo separado do tablet, telefone ou computador do usuário.

 

Benefícios para sua empresa utilizar autenticação multifator



  • Torna fácil a integração à infraestrutura que já existe na empresa, sem a necessidade de altos investimentos;


  • Ajuda a manter informações e dados protegidos e assegura que a empresa esteja em conformidade com a LGPD;


  • Diminui drasticamente as chances de a empresa ser invadida digitalmente e sofrer outros tipos de ataques. Evita que os hackers acessem as informações, mesmo que tenham conseguido obter o login e senha de um usuário através de engenharia social, por exemplo, barrando-os.


  • A verificação é rápida (em segundos) e com extrema segurança, sem afetar a experiência do usuário;


  • Bloqueios de contas e redefinições de senhas são mais agilizadas. 


  • Mais segurança em senhas estáticas e autenticações via fator único.



Conheça o Authfy e proteja-se contra as ameaças no mundo digital!


O Authfy possui facilidade para conectar diferentes provedores de risco e de múltiplos fatores de autenticação (MFA), possibilitando a coexistência de provedores de MFA distintos. 


Ele também suporta a integração de métodos out-of-band, como notificação por push e senhas de uso único (OTP, HOTP e TOTP: one-time password), entregues por e-mail, texto ou voz para autenticação e biometria.



Veja mais.

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