Como prover uma jornada digital segura para os consumidores
Leandro Turbino
17 de setembro de 2020

O processo de autenticação e autorização de identidades sem gerar fricção ao consumidor é uma das maiores preocupações e complexidade nas empresas.


Um processo de acesso difícil faz com que o consumidor digital desista de efetivá-lo e a plataforma acaba perdendo venda e o cliente.


Veja, neste artigo, como prover uma jornada digital simples e segura





Como implementar segurança sem gerar fricção desnecessária ao cliente?


Sabemos que a fricção, dependendo do contexto, é inevitável, pois envolve etapas para a proteção dos dados e do próprio consumidor. Porém, quando há muitas fases desnecessárias de segurança, o processo acaba estressando o cliente. 


Falhas em outros pontos também podem prejudicar a jornada digital do consumidor nas plataformas digitais. Exemplo: processos lentos, sem personalização e atendimento não padronizado nos canais.


Para evitar as falhas de segurança, as empresas precisam se atentar ao gerenciamento de credenciais de acesso, criptografia e proteção em todos os canais, implementando métodos de autenticação além da senha.


A fragilidade das senhas é tal, que já se fala em um mundo sem senhas. Podemos ilustrar com a quantidade de pessoas repetindo a mesma senha para diversos sistemas, sites e plataformas. 


Uma jornada digital segura exige métodos de segurança além dos tradicionais


Os fatores de autenticação evoluíram para aproveitar os mecanismos já oferecidos em dispositivos móveis.





  • Validação por autenticador em dispositivo: Usando um dispositivo conhecido é possível realizar a autenticação do cliente através de uma plataforma, ou seja, lendo o código com a câmera do telefone, evitando a necessidade de inserir senhas. Além de proporcionar uma experiência digital aprimorada, isso reduz ataques e fraudes.
  • Validação por biometria: A tecnologia de reconhecimento biométrico já está disponível nos aparelhos móveis. A biometria analisa as características físicas exclusivas do consumidor final para confirmar se ele é quem diz ser. O processo é seguro e simples, proporcionando um equilíbrio entre segurança e facilidade de uso.
  • Validação por geolocalização: A geolocalização usa o dispositivo móvel do consumidor para fornecer a autenticação onde e quando forem necessários. Exemplo: cliente realiza uma compra de alto valor e o banco necessita aprová-la. A instituição pode enviar uma mensagem no celular da pessoa para autorizar a transação. Através da geolocalização, o banco acessa a localização da pessoa e verifica se ela está no mesmo local físico em que a transação de compra está sendo solicitada. Criando, assim, uma experiência de autenticação mais transparente e sem atrito.


Esteja um passo à frente dos cibercriminosos e garanta a jornada digital segura


Os métodos de autenticação combinados conseguem proporcionar mais segurança para a jornada digital do consumidor e mais proteção para os dados que transitam na plataforma. 


Para proporcionar segurança sem gerar fricção ao consumidor as empresas precisam investir em soluções de orquestração, análise de risco, autenticação e autorização, que reduza o risco de fraudes e eleve a segurança do negócio.


Com esses cuidados, quando um acesso não tem criticidade, o indivíduo é autenticado automaticamente, mas ao se deparar com uma sessão de maior risco, é acionado um fator adicional de autenticação, para validar se que quem está executando a transação é realmente quem diz ser.


As empresas necessitam aplicar esse cuidado desde o momento que o cliente está se cadastrando nas plataformas digitais, o onboarding. 


Todos os métodos de autenticação funcionam, porém, nenhuma tecnologia sozinha assegura completamente o processo de autenticação, é preciso conscientização do consumidor.

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