4 medidas essenciais para melhorar a experiência do cliente no onboarding digital
João Victor Tiusso
15 de março de 2023

O digital transformou o comportamento do cliente. Hoje os consumidores têm mais poder decisivo nas mãos, fazendo com que as empresas tenham que se esforçar mais para conseguir destaque e mantê-los fiéis à marca. 


O consumidor da era digital é extremamente exigente. Uma das exigências é, por exemplo, que as empresas tenham maior agilidade na hora de resolver algum problema ou realizar uma ação. Por isso, não vão pensar duas vezes em mudar de um serviço para o outro, até encontrar um que atenda às suas necessidades.


Fornecer uma boa experiência do cliente - se atentando a todos os pontos de interação - se tornou essencial e uma tendência indispensável no planejamento do negócio de qualquer Companhia.


De acordo com um estudo da CX Trends, 61% dos consumidores esperam ter experiências cada vez mais naturais e fluidas, e isto está ligado diretamente à percepção que as pessoas têm com relação à marca.


O zelo com a experiência do usuário deve estar presente em todas as etapas, desde o onboarding do cliente. 

Cuidar para que o onboarding construa uma relação próxima, sólida e duradoura entre as instituições e os usuários, traz uma série de vantagens, como: crescimento das vendas, fidelidade do cliente e posicionamento da marca.


Veja, neste artigo, 4 medidas essenciais para melhorar a experiência do cliente no onboarding digital!

O que é o Onboarding Digital


O onboarding é um processo que visa captar o interesse do cliente para determinados produtos e serviços oferecidos pela empresa. 


O onboarding digital é a transformação digital dos processos de cadastro e onboarding de novos clientes. 


Neste processo, os possíveis obstáculos que podem ser encontrados ao longo da jornada de compra são removidos, para que, desde o início, o atendimento tenha qualidade e a empresa demonstre preocupação em promover uma experiência positiva e uma eficiência operacional, desde a captura das informações até a entrega da compra. 


O Customer Onboarding


O Customer Onboarding é voltado especificamente para os consumidores; neste caso, uma uma série de medidas, elementos e pessoas são levantados para que cada usuário tenha uma jornada incrível e única, fidelizando-o como cliente. 


A construção de um relacionamento mais próximo com o usuário faz com que as instituições passem a oferecer um atendimento inovador e flexível para cada problema apresentado, levando em consideração o fator dinâmico e intuitivo que é esperado em um serviço digital.


Esta metodologia também contribui para gerar uma conexão maior entre os valores da empresa e as necessidades dos consumidores, que passam a ser vistos como parceiros estratégicos valiosos.



Como melhorar a experiência do cliente


É claro que não é possível melhorar a experiência do cliente do dia pra noite. Existem alguns passos a serem seguidos para atingir este objetivo. Confira, a seguir, 4 medidas essenciais neste processo:



1. User experience no cadastro


A realização de cadastro em sites e plataformas é um ponto de grande reclamação para muitos usuários. Por isso, apresentar uma jornada segura, transparente e sem complicações pode ser um grande diferencial.


Dessa forma, recursos de agilidade e simplificação que são seguros podem trazer mais eficiência, além de contribuir para reduzir custos e não sobrecarregar as equipes de atendimento. 


O preenchimento de campos obrigatórios também precisa ser rápido e com um bom fluxo operacional. Nesse sentido, ferramentas de automação para reconhecimento das informações do cliente são fundamentais para evitar falhas sem prejudicar a proteção dos dados.
 



2. Velocidade no tempo de resposta


Um aspecto bastante importante para os clientes é o tempo de análise do cadastro. Eles esperam receber uma resposta em poucos minutos; por isso investir em tecnologias capazes de agilizar procedimentos como esse pode ser um grande diferencial. 



3. Comunicação do status de análise


Uma comunicação clara ao longo dos procedimentos de cadastro e verificação de identidade é muito importante para uma jornada digital eficiente para o usuário. Uma ótima prática no onboarding é informar a situação dos dados, processos e cadastro do cliente através de e-mail ou SMS. 

 


4. Automação de processos


As tecnologias de automação estão se tornando um dos principais focos na digitalização dos serviços das empresas. Isso se deve ao fato delas eliminarem a maior parte dos procedimentos manuais e conferirem mais agilidade, precisão e dinamismo ao longo da jornada do consumidor. 


Assim, as equipes de TI e segurança podem focar em demandas que exigem mais atenção e não são sobrecarregadas. Esse é um ótimo exemplo de como o onboarding é uma estratégia capaz de melhorar a experiência tanto do cliente quanto do colaborador.




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