O Score de Risco é um processo de autenticação eficiente conta com diferentes tipos de fatores que devem ser combinados entre si, e assim, promover uma experiência digital agradável (sem fricção para o consumidor) e com a segurança dos dados sensíveis. Isso é o que chamamos de score de risco.
Mas como deve ser realizada a calibração do score de risco dos indivíduos que acessam o sistema?
Veja neste post o que é o score de risco e quais situações para utilizá-lo
Fatores de autenticação para aplicar o RBA
O Risk Based Authentication (RBA) utiliza diversos fatores para permitir que o consumidor acesse ou não o sistema. Veja o cenário abaixo.
Fatores de autenticação
- ID do usuário;
- Senha;
- Familiaridade do dispositivo (reconhecimento do dispositivo pela organização);
- Geolocalização;
- Endereço IP;
- Tendências de login (horário de acesso ao sistema);
- Contexto de uso (acesso apropriado para sua posição);
Situações para o score de risco
Cada um dos fatores será calibrado de acordo com os requisitos da organização. Assim, diferentes indivíduos terão o acesso autenticado ou não, dependendo da pontuação obtida nesses fatores, ou seja, do score de risco. Veja alguns exemplos:
- Situação 1: o consumidor agiu de acordo com todos os fatores de autenticação, não há empecilhos para seu acesso ao sistema;
- Situação 2: ID de usuário, senha, familiaridade do dispositivo, endereço IP e contexto de uso apropriado, localização e horário de acesso impróprios. Nesse caso, é provável que o acesso seja liberado;
- Situação 3: familiaridade do dispositivo, localização e contexto de uso duvidosos, horário de acesso impróprio. Sendo assim, o indivíduo tem score de risco alto e não é autenticado. Logo, recebe uma solicitação para informar um outro modo de autenticação, com objetivo de evitar acesso de fraudadores.
Observações sobre a calibração do Score de Risco
Cada um dos fatores deve ser calibrado cuidadosamente, de acordo com a política de segurança da empresa. Assim, é possível adicionar novos fatores e configurar a relevância de cada um deles, com isso, o sistema contabiliza e aprova os consumidores de melhor comportamento.
Outro aspecto relevante, é a continuidade de avaliação do score de risco após o acesso, presente em algumas soluções com RBA, esse processo coleta o comportamento e armazena dados sobre o consumidor. Dessa forma, mesmo que um indivíduo suspeito tenha passado pela barreira de entrada, ele pode ser retirado do sistema.
Além disso, deve-se armazenar a pontuação do score de risco do consumidor. Assim, é possível monitorar comportamentos impróprios, mesmo que o consumidor tenha o acesso liberado e o uso adequado.
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