A Gestão de Identidades e Acessos (IAM) é um componente de segurança da informação extremamente necessário para as empresas. Especialmente, se considerarmos a infinidade de novas tecnologias que são integradas na rotina corporativa, constantemente.
Nesta disciplina, é possível garantir que quem está acessando suas informações esteja, realmente, autorizado. E, dependendo da importância das informações, pode significar acompanhá-las, para garantir a utilização adequada.
Veja, neste artigo como funciona a Governança de Acessos e a integração entre SailPoint e ServiceNow
Governança de identidades e acessos
Dentro da gestão de identidades e acessos está a governança de identidades, que desempenha um papel fundamental para ajudar as organizações a atender os requisitos de conformidade. Tendo como propósito responder a três perguntas críticas:
- Quem, neste momento, tem acesso às aplicações?
- Quem deveria ter o acesso dessas aplicações?
- Como está sendo usado esse acesso?
Portanto, ao realizar a governança de identidades, levando em consideração esses questionamentos, é possível realizar automações que visam a praticidade e segurança do ambiente tecnológico. Ou seja, garantir o acesso somente ao indivíduo correto!
Sendo assim, é essencial adotar soluções complementares com mecanismos de autenticação avançada, como: verificação biométrica, certificados digitais ou outros dispositivos, como tokens e celulares para esse processo.
Integração SailPoint e ServiceNow para governança de identidades
A Sailpoint utiliza uma interface de autoatendimento da ServiceNow e o sistema de central de serviços, para assim, agilizar o processo de solicitação de segurança integrada e supervisão de conformidade para governança de identidades. Dessa forma, esse recurso, fornece automação e governança simplificada, contribuindo para:
- Agregar contas direitos: que consolida e automatiza contas e dados de direitos, para proporcionar uma visão mais completa. Além de, gerenciar senhas para maior conformidade, produtividade e segurança. Assim, fornecer a capacidade de criar, atualizar e excluir contas e grupos;
- Criar tickets de solicitação de serviços: eles fornecem o controle sobre as solicitações, detectam violações de separação de tarefas e monitoram os tickets manuais, desde sua solicitação até a conclusão, assim, evita-se possíveis riscos;
- Habilitar solicitações de acesso baseada em funções nativas: acessando as funcionalidades de identidade por uma interface intuitiva. Além de processar as solicitações de software e equipamentos em uma única transação.
- Aplicação de um único conjunto de controle de governança em seu ambiente: que visa a diminuição de riscos de acessos inadequados, pois concentra a visibilidade de todos os indivíduos e aplicativos. Sendo assim, melhora a produtividade e segurança, uma vez que, com uma única solução de governança de identidades é possível adquirir um controle completo e seguro.
Plataforma ServiceNow para governança de identidades
A ServiceNow desenvolve soluções que conectam efetivamente as pessoas, funções e sistemas em toda a organização. Para então, aumentar a produtividade e desempenho dos negócios.
Uma dessas soluções é SecOps, que identifica e prioriza incidentes de segurança, vulnerabilidades e riscos corporativos de forma rápida e segura. Além de proporcionar:
- Monitoração e redução da exposição ao risco com visibilidade em tempo real;
- Mais eficiente, pois disponibiliza o cálculo de pontuações de risco com base na gravidade do problema e relevância para a empresa;
- Maior eficiência operacional, com respostas à equipe de segurança mais rápidas, automatizadas e orquestradas;
Sendo assim, essa solução focada em riscos, governança e conformidade fortalece o entendimento sobre os riscos incorporados ao trabalho diário. Dessa forma, promove uma cultura de gerenciamento de risco e conformidade efetiva ao ambiente de TI, incluindo:
- Visibilidade em tempo real: com monitoramento diário e gerenciamento de continuidade de negócios, para diminuir a interrupção e conseguir informações extras sobre riscos e não conformidades;
- Aumento da produtividade: com uma automação multifuncional, que contribui para melhorar a experiência de uso, reduzindo erros e custos;
Confira a live “Identity for ServiceNow”, sobre Governança de Identidades, Riscos e Compliance.
Assista a live “Identity for ServiceNow”, ocorrida em 08/12/2020 às 11h, com Douglas Barbosa (Especialista em Identidades SEC4U), Henrique Quintino (Engenheiro de Vendas SailPoint), Willians Medeiros (Advisory Solution Consultant na ServiceNow) e Leandro Turbino (Diretor de Marketing e Vendas SEC4U), como moderador.
Sobre a SailPoint
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