Você já parou para pensar no que é gestão de identidades? Esse conceito refere-se a administração de todas as identidades de pessoas no universo digital, dentro e fora de uma organização.
Mas, muito além disso, fazer a gestão de identidades é também controlar o ciclo de vida daquela identidade. Ou seja, garantir que o colaborador sempre tenha o acesso que precisa com segurança, durante todo o ciclo de vida dele dentro da empresa.
Agora, vamos entender de forma mais detalhada a importância da gestão de identidades para as corporações.
A importância da gestão de identidades para as empresas
A evolução tecnológica nos inseriu em um ambiente digital com alto volume de trocas e informações armazenadas em formato de. Essas informações são sensíveis e sigilosas em organizações de todos os tamanhos, mas ganham uma relevância ainda maior a depender do setor e tamanho da empresa.
As identidades são a primeira linha de defesa contra ameaças cibernéticas e, por isso, são um ponto de vulnerabilidade que mais exigem atenção de auditorias e consultorias de segurança. Uma falha no controle de identidades pode resultar em
acessos indevidos e vazamento massivo de informações confidenciais.
O Gartner, em sua previsão divulgada em 2024, destacou um dado alarmante: “Até 2026, cerca de 30% das empresas irão deixar de considerar soluções de verificação e autenticação de identidade facial como confiáveis quando usadas isoladamente.”
Diante desse cenário, surgem os questionamentos: como garantir que os dados sensíveis sejam disponibilizados aos colaboradores corretos? E
como evitar que esses dados sejam vazados? Ou, até mesmo, como realizar a manutenção da integridade das identidades de forma segura e eficiente?
Para lidar com esses desafios, as empresas precisam investir em
tecnologias robustas que sejam capazes de elevar o nível de segurança das informações.
É uma
ferramenta de IGA, como a que disponibilizamos com nosso parceiro
SailPoint, que irá munir seu time de Segurança com as funcionalidades e inteligência necessárias.
Por que gestão de identidades é um investimento para o negócio?
Muitas organizações enfrentam dificuldades para controlar e gerir usuários e senhas. Fazer essa tarefa de forma manual é praticamente impossível, especialmente em empresas com movimentações constantes e muito dinamismo.
Para solucionar esse tipo de problema e permitir o amplo gerenciamento de credenciais de acesso, surgiu o conceito de
Gestão de Identidades
(Identity Management), uma solução que facilita o gerenciamento de credenciais de acesso em sistemas diversos, permitindo que empresas administrem o ciclo de vida das identidades de seus colaboradores de forma integrada e automatizada.
Esses sistemas oferecem soluções seguras que integram com os sistemas da empresa,
sempre conforme a segurança da informação e as políticas de acesso de uma companhia.
Em um ambiente onde a segurança digital é primordial, investir em soluções de gestão de identidades deixou de ser uma opção e passou a ser uma necessidade estratégica para proteger a infraestrutura tecnológica de qualquer empresa.
Conheça o ciclo de vida de uma identidade
O ciclo de vida de uma identidade é composto pelas diversas fases que um colaborador atravessa durante sua jornada na organização, e cada uma dessas fases exige cuidados especiais, o que torna a análise e gestão do ciclo algo contínuo e não apenas pontual.
Admissão
Ao iniciar em uma nova empresa, o colaborador precisa de acesso rápido aos sistemas e plataformas que irá precisar para realizar seu trabalho.
Esse é o primeiro ponto de atenção da gestão de identidades:
garantir que o acesso seja concedido de maneira eficiente e sem falhas.
Promoção ou movimentação
Quando um colaborador é promovido ou muda de função/área, os acessos também precisam ser revisados. É fundamental remover acessos antigos e ajustar permissões, evitando que privilégios desnecessários permaneçam ativos.
O processo deve ser ágil, simples e seguro, com a automatização sendo uma grande aliada nesse sentido.
Férias
Então, as tão esperadas férias do colaborador chegaram! E seus acessos não podem continuar ativos da mesma forma, certo? Para evitar riscos de acessos não autorizados, fora do ambiente corporativo ou em locais de risco, é necessário bloquear as identidades dessa pessoa durante sua ausência de forma que possam ser reativadas após sua volta.
Desligamentos
Quando um colaborador for desligado, as identidades e acessos dele também precisam ser, de forma imediata. Um processo automatizado garante que não haja esquecimentos, minimizando o risco de acessos indevidos e protegendo informações sensíveis.
Além disso, com todos esses processos mapeados e funcionando de forma segura, por meio da gestão de identidades, a empresa ganha inúmeros benefícios.
Os benefícios da gestão de identidades
Em um cenário digital cada vez mais complexo e desafiador, proteger as identidades digitais não é apenas uma questão de segurança, mas de sobrevivência e crescimento no mercado. Entre tantos benefícios, é possível citar:
- Garantir a conformidade com normas como LGPD .
- Possuir alta visibilidade para a auditoria dos acessos.
- Obter eficiência operacional e segurança no controle de acessos.
- Evitar o vazamento de dados.
- Eliminar o excesso e duplicidade de identidades.
- Permitir o gerenciamento de acesso a diferentes plataformas a partir de um único lugar.
- Facilitar o gerenciamento e o controle das identidades
Portanto, investir em uma gestão de identidades robusta é garantir a continuidade dos negócios com confiança, agilidade e conformidade. Não deixe que vulnerabilidades coloquem em risco tudo o que sua empresa construiu.
Está pronto para dar o próximo passo em segurança e eficiência?
Clique aqui e agende um bate-papo com a gente! Vamos juntos construir um projeto de gestão de identidades que proteja seu negócio e impulsione seus resultados.
Acompanhe
nossas redes
Últimos Posts